domingo, 1 de dezembro de 2013

Tipos de Habilidades [1]


E ai galera tudo bem ?! Espero que sim!, bem já falamos sobre as mágicas, planinautas, terrenos básicos, um picado de tudo que podemos encontrar no Multiverso, e neste tópico não sera diferente, vamos abordar os tipos de  habilidades que encontramos em Magic the Gathering, habilidades de criaturas e assim por diante; uma dica leia com calma até o final e se for preciso leia de novo, está parte é fundamental para o bom desenvolvimento do jogo. Listarei abaixo os tipos de habilidades!

                      - Ativadas                 - Desencadeadas                 - Estáticas


Habilidades Ativadas:

As habilidades ativadas são encontradas em criaturas "especiais", essas habilidades podem ser ativadas sempre que você quiser! seja pagando um custo de mana, sacrificando uma criatura como custo, ou até mesmo virando a criatura que você controla!. As habilidades vão para a pilha de resolução como se fossem mágicas instantâneas e resolvem normalmente mesmo que a criatura tenha deixado o campo de batalha!  há algumas exceções, em todo caso veja os exemplos:


Goblin Toboganista ( Goblin Sledder ) - Sacrifique um goblin: A criatura alvo ganha +1/+1 até o final do turno. nesse caso o custo a ser pago para Ativar a habilidade é sacrificar um goblin qualquer! sempre que a habilidade cobrar algo, você vai saber que é uma Habilidade Ativada.
Comandante do Grupo de Cerco ( Siege-Gang Commander ) - " Pague uma incolor e uma montanha, sacrifique um golblin: Comandante do grupo de cerco causa 2 pontos de dano a criatura ou jogador alvo ". O custo de mana para ativar essa habilidade é de 2 Manas, uma incolor e uma montanha + o sacrifício de uma criatura goblin!. Note que Comandante do Grupo possui duas habilidades uma desencadeada e uma ativada. posteriormente explicarei a desencadeada.

Goblin Atirador de Fogo ( Goblin Fireslinger ) - " Goblin Atirador tem " Vire: Goblin Atirador causa 1 ponto de dano ao jogador alvo".  Quando houver o desenho de uma seta indicando que você deve girar a criatura p/ a direita, você deverá faze-lo para que a habilidade seja ativada!. Enquanto a criatura estiver afetada pelo enjoo de invocação não poderá ativar essas habilidades que contem o simbolo da seta.







Habilidades Desencadeadas:

As habilidades desencadeadas caracterizam-se  por ações que fazem com que as habilidades sejam desencadeadas automaticamente e também pelo  inicio dos textos nas cartas, toda vez que uma criatura tiver um texto que comece com " Quando" "Toda vez que"  " No/Na " , você saberá que é uma Habilidade Desencadeada!

Bushi Principiante ( Bushi Tenderfoot ) - " Quando uma criatura que sofreu dano causado por Bushi Principiante neste turno for colocada num cemitério, gire Bushi Principiante ".  Aqui houve um evento especifico, uma criatura sofreu dano e morreu nas mãos de Bushi Principiante e a habilidade é desencadeada automaticamente!.








Assombro Farpado ( Splinterfright ) - " No início de sua manutenção, coloque os dois cards do topo de seu grimório em seu cemitério ".  Aqui a habilidade é desencadeada toda vez que seu o oponente passa o turno e no inicio da sua manutenção ( evento especifico ) você tem que tombar as duas cartas do topo do seu grimório para o cemitério.

Esfinge Consagrada ( Consecrated Sphinx ) - " Toda vez que um oponente comprar uma carta, você pode comprar duas cartas ". Aqui a habilidade é desencadeada ( evento especifico ) toda vez que seu oponente compra uma carta, a ponto alto é que você pode escolher fazer ou não uso dessa habilidade, note que o texto deixa claro "você pode comprar" , mas se não quiser não precisa!








Habilidades Estáticas:

As habilidades estáticas são válidas enquanto a carta estiver no campo de batalha, elas não são ativadas nem desencadeiam através de alguma ação especifica, Apenas aplica-se o que o texto diz, Veja como é simples!.

Anjo de Platina ( Platinum Angel ) - " você não pode perder o jogo e seus oponentes não podem ganhar o jogo ". Isso é uma habilidade estática note que essa habilidade não necessita de custo de mana ou de nenhuma ação especifica para ser usada, Apenas siga o que o texto diz.

Fractius de Batalha ( Battle Silver ) - " As criaturas do tipo fractius que você controla recebem +2/+0 ". Aqui outro exemplo, enquanto Fractius de Batalha permanecer em campo seus outros fractius recebem um bônus, mais uma vez repare que não necessita de nenhum custo ou ação especifica para que a habilidade seja usada.

Soberano Imponente ( Imposing Sovereign ) - " As criaturas que sei oponente controla entram no campo de batalha viradas ". Não tem muito segredo, esse tipo de habilidade é a mais fácil de se reconhecer em um jogo.












Dentre esses habilidades que falamos ramificam-se algumas outras, chamamos essas habilidades de palavras-chave, ou uma   habilidade "simples" encontrada nas criaturas, veremos isso em um próximo post,  por agora estude bem as regras e habilidades discutidas neste tópico. Até á próxima!

Isso ai jovem mago continue nos acompanhando nesta jornada incrível! 

" Fire In The Hole " 





















3 comentários:

  1. Se tiver tres criaturas Silver em campo com a habilidade de +1/+1. Estas somam-se e passam a +3/+3 ??

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    1. Acredito que você quiz dizer Sliver; Sim, se você tiver 3 sliver no campo de batalha que tenham esta condição de habilidade, todos os 3 recebem +1/+1 portanto passam a +3/+3 ou +4/+4, o que interfere ai é a leitura do texto, ex; "todos os fractius ( sliver ) recem +1/+1 ou "Cada outro Sliver recebe +1/+1"

      Espero ter ajudado!

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    2. Acredito que você quiz dizer Sliver; Sim, se você tiver 3 sliver no campo de batalha que tenham esta condição de habilidade, todos os 3 recebem +1/+1 portanto passam a +3/+3 ou +4/+4, o que interfere ai é a leitura do texto, ex; "todos os fractius ( sliver ) recem +1/+1 ou "Cada outro Sliver recebe +1/+1"

      Espero ter ajudado!

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